DIA MUNDIAL DA ENERGIA – CONSCIENTIZAÇÃO CORPORATIVA

Postado por Grupo Quality

Conscientização e Ação

Estas são duas palavras que simbolizam o Dia Mundial da Energia, celebrado no dia 29 de maio. Criado para sensibilizar e motivar a comunidade mundial, a conscientização visa à redução dos gastos energéticos e a promoção das energias renováveis.

As fontes de energias limpas, como o sol (solar) e o vento (eólica), tem pouco impacto no meio ambiente comparado as fontes de geração que utilizam combustíveis fósseis. O uso auxilia a preservar os recursos naturais, não emitem gases poluentes – que contribuem para o aquecimento global e, consequentemente, para a intensificação das mudanças climáticas – permitem a criação de novos postos de emprego, melhora a qualidade de vida, entre outros, porém uma das dificuldades para a expansão da infraestrutura de energia limpa é o custo alto. De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), 1,4 bilhão de pessoas ainda vive sem energia elétrica.

Além disso, pesquisas mostram que muitas vezes a preocupação com a quantidade e os tipos de energias utilizadas ainda é vista pelos governos, empresas e pela população em geral como uma questão secundária. Estimativas feitas pelo Instituto Internacional de Economia mostram que, se a população mundial não modificar seus hábitos, a demanda por energia projetada no mundo aumentará 1,7% ao ano até 2030, quando alcançará 15,3 bilhões de toneladas equivalentes de petróleo.

O desafio de controlar e economizar ao máximo o consumo de energia elétrica corporativa também faz parte da rotina dos Gestores de Facilities, através de análises e ferramentas é possível detectar onde há gastos que podem ser evitados ou reduzidos.

Importante frisar que a escolha de metodologias de planejamento diretamente ligadas ao consumo de energia elétrica, são extremamente importantes e devem ser priorizadas.

Separamos abaixo algumas dicas de como economizar energia:

  • Uso de lâmpadas LED;
  • Reavaliação dos ambientes de trabalho;
  • Utilização máxima da luz natural;
  • Manutenção preventiva;
  • Consumo consciente de energia;
  • Investimento em energias renováveis.

A Quality Facilities se preocupa e mantém um posicionamento ambiental que se estende às operações em seus clientes.

Faça a sua parte! Incorpore práticas como essas no seu dia a dia e ajude a construir um mundo melhor para aqueles que o habitam, e para as futuras gerações.

Deixe uma resposta