Gestão de Facilities e a Terceirização de Serviços

Postado por Grupo Quality

Hoje é muito comum escutarmos a palavra Facilities no ambiente corporativo. Mas o que isso realmente significa?

Facilities significa Facilidades e, para as empresas isso possui grande importância na busca de compor um ambiente amigável, criativo, confortável, limpo, organizado e consciente quanto ao consumo de água e energia.

A gestão de facilities é o processo de gerenciamento de instalações que garante que seus sistemas e sub-sistemas de um ativo (edificação) tenham a melhor performance operacional com o menor custo, tornando assim esse ativo agradável a todos que dele se beneficiam.

Mas, não só isso, gerenciar esse tipo de contrato requer conhecimento em gestão de pessoas, capacitação técnica e execução de rotinas que propiciam a identificação de falhas e suas correções, garantindo que a empresa tenha a performance desejada e alinhado com o seu projeto.

Qual a importância de Facilities para as empresas?

Quanto maiores e mais complexas as estruturas de uma organização, maior será a importância da gestão de facilities. Imagine um grande prédio, com centenas de colaboradores trabalhando todos os dias em um fluxo constante de pessoas e mercadorias. Essa grande estrutura demanda um gerenciamento complexo, muitas vezes exigindo um setor ou departamento específico para tratar de facilities.

Investir na gestão de facilities permite que muitas empresas encontrem soluções práticas e inteligentes para suprir essas necessidades e a terceirização de serviços é uma delas. Afinal, serviços terceirizados já provaram trazer ótimas vantagens econômicas e administrativas para empresas de diferentes segmentos.

Terceirizando atividades que não sejam primordiais, o empreendimento economiza tempo e recursos para investir nos processos fundamentais para a geração de resultados. É preciso ter em mente que, apesar de serem serviços de apoio, eles ainda são fundamentais para o bom andamento de um estabelecimento.

É bem improvável que um shopping mal cuidado, por exemplo, seja bastante frequentado. Por isso, nenhuma empresa pode se dar ao luxo de simplesmente não se preocupar com aquelas áreas.

Utilize um parceiro que saiba realizar a gestão de seus ativos para que você tenha o menor custo de manutenção e a performance garantindo tranquilidade a todos os seus colaboradores.

 

*Colaborou com esse artigo Richard Fukuyama, nosso Gerente de Operações.

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