Iluminação: Fator determinante de um bom ambiente de trabalho

Postado por Grupo Quality

Os projetos de escritórios atualmente possuem um grande foco no sistema de iluminação.

Aspectos importantes como conforto visual, clareza dos ambientes, redução na geração de calor, produtividade, redução do consumo de energia e confiabilidade dos sistemas de iluminação são critérios importantes para elaborar um projeto de iluminação.

Apesar de todos os aspectos e de sua importância, um dos grandes desafios é quantificar os impactos que um bom projeto de iluminação traz para o ambiente de trabalho.

Atualmente existem padrões para edifícios que medem o impacto dos ambientes corporativos conforme os seus sistemas sendo um deles o sistema de iluminação.

Um dos padrões mais seguidos é o desenvolvido pelo WELL Buliding Institute que define requisitos para medir um bom ambiente de trabalho e são avaliados em sete categorias – Água, Ar, Nutrição, Luz, Fitness, Conforto e Mente. Semelhante a outros sistemas de classificação, há uma série de pré-requisitos (ou “condições prévias”) dentro de cada categoria e créditos opcionais disponíveis (ou “otimizações”) que permitem que um projeto aumente seu nível de certificação para Prata, Ouro ou Platina.

Um dos padrões desenvolvidos para o sistema de iluminação do WELL Building Standard reforçam o foco no bem-estar dos colaboradores e a capacidade do ambiente de atender às necessidades funcionais de quem nele usufrui. As condições prévias incluem requisitos para fornecer luz suficiente às superfícies de trabalho e gerenciar as distribuições de brilho dentro de um espaço. Outra pré-condição é a exigência de fornecer iluminação em um nível e cor que, de acordo com a pesquisa citada pelo padrão, afeta a melatonina para ajudar a promover ciclos saudáveis de sono / vigília, denominados “iluminação circadiana”. As otimizações incluem o fornecimento de fontes com alto rendimento de cor e baixo brilho, proporcionando acesso a luz natural de qualidade com controle de brilho, fornecendo opções de controle de iluminação para equilibrar o ambiente de iluminação e reduzindo o brilho da iluminação elétrica.

Além disso, há alguns locais onde a luz volta a aparecer – por exemplo, para promover o uso de escadas, o WELL Building Standard sugere que haja um nível de luz mais alto do que o que normalmente seria fornecido.

Um dos pontos importantes para sua empresa obter um melhor rendimento dos sistemas de iluminação é ter um parceiro que esteja alinhado com os atuais padrões internacionais de sistema de iluminação para ambientes corporativos.

Deixe uma resposta